sábado, 8 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo!!!

   Nas proximidades do dia 11 de outubro de 2011, agora eu, um senhor idoso de 26 anos, relembro a saída do palco de um dos meus filtros de realidade: o senhor Renato Russo.

Russo, nada mais


    Renato Russo nos deixou aos onze dias do mês de outubro de 1996. Eu, então um senhor idoso de 11 anos, fiquei extremamente comovido: o vício em Legião Urbana me é de causa hereditária materna. Desde que me entendo por gente ouço as músicas desse cara. Até os dias que ainda lembrar ( ou pensar) que sou gente, vou escutá-las.
   Renato foi o amigo fiel que me fez encontrar luzes onde havia dúvidas e músicas onde havia silêncio. Me deu conselhos para vários momentos complicados da minha existência. Nunca tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente, por óbvio, mas, por óbvio também, ele é meu amigo.
   Poucos homens, talvez somente ele e Homer Simpson, me fizeram ficar horas na frente da televisão. Foi por conta dele que tivemos que dormir, eu e vários colegas, na casa de um outro amigo ( o único que tinha MTV em casa) para assistir ao Acústico MTV da Legião Urbana. Saudozismo barato da minha parte, mas era uma época boa.


Praticamente fugi de casa para assistir ao Acústico, sete anos depois da gravação do mesmo
   Bons tempos eram aqueles! Era muito legal ficar tentando tirar as músicas da Legião no violão...foi pelo fato de eu não conseguir tirar nenhuma que fui tocar bateria! Também era legal decorar as letras, ver que cantava Faroeste Caboclo, aquela do João de Santo Cristo ( e que a mídia "elitista" achava uma porcaria") mais rápido: tinha até competição pra isso.


João de Santo Cristo: personagem da música Faroesta Caboclo
   Sou, muito provavelmente, da última geração que cresceu ouvindo a Legião, o que me deixa, de certa forma, triste. Triste por ver que hoje as crianças crescem ouvido que devem rebolar ao invés de pensar ( incentivadas pelos seus cafetões, ops... pais) e achando o Sou Foda  ( e suas infidáveis e vomitáveis (a)versões) legal. Tudo bem, idiotas existiram em todas as épocas, não é uma exclusividade do tempo atual, mas é desastroso ver que, agora, eles dominam as mídias!!!
   Agradeço à minha mãe por ter me feito sentar para ouvir a voz ( que sabe Deus de onde saía!!!) de Renato Russo... eu podia ter ouvido lambada e hoje achar que Fernando e Sorocaba tem músicas boas!

   Um abraço sufocante com a mesma Força Sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário