Que o terremoto do Japão foi uma tragédia maior do que o filme do Justin Bieber não há dúvidas. Mas, em minhas experiêcias pelo mundo afora, percebo outra tragédia, manifestada na forma de comentários sobre a triste sorte nipônica:a tragédia humana.
Os comentários em diversos sites sobre a tragédia do Japão são heterogêneos. A grande maioria se solidariza com o ocorrido. Aqui quero chamar atenção para a grande minoria. Pessoas, se é que dá para chamar assim, visívelmente cristãos exaltados, jogando a culpa de tudo no próprio povo japonês. Isso mesmo, a culpa, segundo essa gente, é dos próprios japoneses. Explico.
Esses seres, muito familiarizados com a cultura humana ( estou sendo irônico, para quem não percebeu!) dizem que tudo ocorreu porque somente cerca de 5% da população japonesa é cristã. E o queco com isso?!!!
Dizem eles que tudo isso foi um castigo de Deus por não terem se convertido ao cristianismo. Claro, eles deveriam morrem quietinhos enquanto os padres portugueses traçavam suas mulheres, supostamente, possuídas pelo coisa ruim ignorando milênios de ancestralidade cultural. Que óbvio!!!
Esses seres carísmáticos ignoram a existência das placas tectônicas pelo simples fato de não estarem na Bíblia e que tais placas provocam terremotos muitos antes do primeiro homem sair da posição de cachorro e vão continuar aqui muito depois que a gente estiver lotando o inferno.
Outra coisa ignorada é, nada mais nada menos, que a diversidade cultural humana. Enquanto o ocidente nem sonhava com o que era, ou viria a ser, o cristianismo, o oriente já tinha bem moldada suas culturas, a religiosa inclusive. E, pasmem, já aconteciam terremotos por lá.
Outro ponto, talvez assustador. Queridos exaltados, também há terremotos e tragédias naturais em terras cristãs. Você pode colar a Bíblia na frente da cara que eles ainda vão ocorrer.
Infelizmente esses seres, que de cristãos têm muito pouco ( esquecem que um dos ensinamentos que deveriam seguir tem a ver com solidadariedade...), estão levando, gradativamente, o mundo de volta à Idade Média, onde intolerância era a ordem do dia.
Não se pode esquecer que o cristianismo exaltado levou o mundo a primeira guerra de proporções mundiais, a primeira cruzada, e à todas as outras que se seguiram. Também foi ele que, em seu antisemitismo, aniquilou grande parte da população judia da europa, o que culminou no Holocausto da Segunda Guerra.
Seria bom que, antes de ser religioso, se fosse humano. E, para ser humano, basta usar algo bem interessante que nos foi dado ( pode ter sido por Deus!): a racionalidade!
Um abraço sufocante e medievo à todos!